terça-feira, 3 de março de 2015

1953 - Puccini - Tosca (Callas, Di Stefano, Gobbi; Sabata)



Vitor de Sabata conduz a orquestra do Teatro Alla Scala de Milão

Maria Callas (Soprano - Floria Tosca)
Giuseppe Di Stefano (Tenor - Mario Cavaradossi)
Tito Gobbi (Barítono - Barão Scarpia)
Franco Calabrese (Baixo - Cesare Angeloti)
Angelo Mercuriali (Tenor - Spoletta)
Melchiorre Luise (Baixo - Sagrestan)
Dario Caselli (Baixo - Sciarrone)

DOWNLOAD Mega
Escutar no Grooveshark


Obs.: Esta postagem foi, originalmente, feita como uma homenagem ao Giuseppe Di Stefano, que recém havia falecido quando publiquei esta obra. Em respeito a homenagem, mantenho o texto da postagem original.

"Caros Amigos,
É um tanto envergonhado que presto uma homenagem tardia a este grande tenor que é Giuseppe Di Stefano. Quando do seu falecimento, dia 3 deste mês, estava eu por um período de semi-autismo virtual e me escapou esta triste notícia. Após eu tomar conhecimento dela por intermédio de um amigo, fiquei pensando por vários dias qual obra dele eu deveria postar. Pensei várias vezes postar algum álbum solo, mas eu relutava porque sabia que este tinha batalhado para que a ópera fosse um espetáculo cênico consistente. Essa imposição me dificultou muito as coisas, pois eu precisaria de uma obra que, além de demonstrar a grandeza de Di Stefano, respeitasse sua filosofia artística.
Absorto nestas reflexões e assombrado pelo remorso de não prestar homenagem a ele (que foi o primeiro tenor que eu escutei em um papel integral) minha amiga Edelweiss, como uma luz, me aparece com esta gravação de "Tosca".
Resolvido! Acredito que poucos registros operísticos tenham sido tão consistentes quanto este. Prevaleceu, muito mais que a qualidade e os méritos individuais de cada solista, a correlação que se deu entre os personagens e as vozes que dão vida a estes. Não deram voz, somente, Callas a Tosca, Di Stefano a Cavaradossi e Gobbi a Scarpia, estes (incluindo o resto do elenco, que não cito por concisão) deram vida a história da Tosca. Um acontecimento raro e precioso!

Finalmente, uma obra da digna da memória e do respeito que tenho por Di Stefano e sua arte."

Facebook Mais uma do Falsário

2 comentários:

Anônimo disse...

Se esta não é a melhor gravação da obra, com certeza é a mais dramática de todas elas. Maria Callas é simplismente fantástica como Tosca, assim como o Barão Scarpia de Tito Gobbi o é. Giuseppe di Stefano dá vida a Mario Cavaradossi e consegue destacar-se no papel, algo impressionante quando se trata de um "papel padrão" como este é para Tenores. A mencionada integração entre os solistas dá o toque especial que torna essa obra a de maior referência. Um verdadeiro deleite aos ouvidos dos apreciadores da grande arte.

Abraços,

Ricardo Mascaro
tudosobrecanto@hotmail.com

Anônimo disse...

Significativo homenaje a la mejor voz lirica del siglo XX,no solo su Tosca,su Bohemia y su Lucia son insuperables ygual que su Manon,no presente en este blog,gracias a nombre de los admiradores de este gran tenor.Alfredo.Mexico