sexta-feira, 14 de novembro de 2014

2006 - Hispania & Japan - Dialogues (Jordi Savall, La Capella Reial deCatalunya, Hespèrion XXI)




"Este programa é uma homenagem ao povo japonês, que nestes momentos tem de enfrentar as terríveis consequências de um tsunami devastador e de uma catástrofe nuclear sem precedentes. A nossa intenção foi a de apresentar um verdadeiro diálogo entre as músicas espirituais japonesas e hispânicas do tempo da chegada de Francisco Xavier ao Japão. A idéia inicial para realizar este diálogo musical começou a ser forjada na Primavera de 1996, quando fomos convidados para o Festival de Saint-Florent-le-Vieil para dar um concerto com musicas espanholas e japonesas do tempo da chegada de Francisco Xavier ao Japão. O título do programa era “1549 — RITUAIS & PROFECIAS; o Japão e a Espanha no tempo de São Francisco Xavier”. Foi dado a 10 de Julho de 1996 na Abadia de Saint-Florent, com a participação de Montserrat Figueras, dos cantores solistas de La Capella Reial de Catalunya e dos membros dc Hespérion XXI. Alguns meses mais tarde, este mesmo programa foi apresentado em Tochigi, Quioto, Yamaguchi e Tóquio. Dez anos depois, em 2006, a maioria destes cantores e musicos espanhóis e japoneses reencontrou—se para comemorar o quinto centenário do nascimento de Francisco Xavier, e agora aproveitamos a ocasião para dar mais alguns concertos e preparar esta nova e fascinante gravação.

Embora as comemorações dos aniversários da chegada de Francisco Xavier ao Japão e da sua morte fossem as primeiras motivações para iniciar este projeto, a idéia fundamental que inspirou o desenvolvimento e o conteúdo deste programa nasceu da admiração pela incrível epopéia e pela dimensãoo espiritual e humana de Francisco Xavier, nomeadamente a sua sincera admiração pelo povo japonês, que não hesitou em chamar de «a melhor gente que encontramos até agora». («Do Japão, pela experiência do país que temos, faço-vos saber aquilo que descobrimos: em primeira lugar a gente com a qual temos falado é a melhor que encontramos até agora.»)

Acompanhado por missionários portugueses, Francisco Xavier desembarcou em Cagoxima, em 1549. ao longo da rota que o levou à ilha de Hirado, onde estava instalada uma comunidade de ocidentais, tinha o hábito de andar pelos caminhos a cantar salmos religiosos, o qual tanto fascinou a população local que, vinda de longe e em grande número, esperava ver passar a sua frente aquele alto dignitário dos Jesuítas. Mas não foi até 1605 que foi publicado pela primeira vez o Manuale ad Sacramenta, com dezanove cantos religiosos (entre os quais a Gloriosa Domina), por um editor japonês de Nagasaqui. Esta data marcou também o inicio da difusão da musica ocidental no Japão. Porém, esta difusão foi efêmera, uma vez que, em 1613, o Cristianismo foi banido no Japão, e foi so graças a prática mantida, nalgumas comunidades de cristãos clandestinas das ilhas próximas de Nagasaqui, que o Manuale ad Sacramenta foi transmitido até aos nossos dias, sob o nome de Oração.

Com esta gravação tencionamos evocar uma viagem e um diálogo musical imaginário — entre músicos da velha Europa e do país do sol nascente — , num fascinante encontro de culturas e tradições milenárias a lembrar—nos que a música sempre foi a linguagem do espírito e do coração.

JORDI SAVALL
Bellaterra, Primavera de 2011 "

01 - Improvisacion sobre 'O Gloriosa Domina'
02 - O Gloriosa Domina (greg.)
03 - Improvisacion sobre 'O Gloriosa Domina'
04 - Quod Eva Tristis II
05 - Improvisacion sobre 'O Gloriosa Domina'
06 - Tu Regis Alti Ianua III
07 - Improvisacion sobre 'O Gloriosa Domina'
08 - Patri Sit Paraclito IV
09 - O Gloriosa Domina Diferencia II
10 - O Gloriosa Domina - Amen
11 - Venegas de Henestrosa - Himno XX O Gloriosa Domina
12 - Rangyoku
13 - Anonimo - Villancico Senhora del Mundo
14 - Anonimo - Alba & Rotundellus
15 - Honnoji
16 - O Gloriosa Domina - Diferencia I
17 - Shino no netori
18 - Anonimo (China) - Ave Maria (pentatonica)
19 - Reibo

DOWNLOAD Mega

Facebook Mais uma do Falsário