quinta-feira, 16 de julho de 2015

Homenagem a Aafje Heynis



Contralto holandesa nascida em 02 de março de 1924, na cidade de Krommenie. Vinda de uma família de cantores, começou a cantar aos 4 anos de idade, em um coro infantil. Na despretensiosa jornada que constituiu sua carreira, teve como professores Aaltje Noorderwier-Reddingius,Laurens Bogtman e Roy Henderson, sendo este último ninguém menos que o professor de Kathleen Ferrier. Gradualmente, sua voz foi sendo requisitada em inúmeras apresentações de oratórios, lieder, spirituals,canções folclóricas e peças sacras diversas, sob a batuta de maestros renomados como Eugen Jochum, Otto Klemperer e Bernard Haitink.
Escutar Aafje Heynis é, sobretudo, uma experiência espiritual única. Qualquer registro de sua voz doce e materna, é mais uma confidência que uma interpretação.Qualquer registro expressa uma naturalidade única e aterradora, como que revelando toda a beleza oculta sob cada nota, cada intervalo, cada elemento da música. Aafje Heynis, pela sua arte,pelo seu mérito, merece sempre ser recordada.

É uma pena que , exceto para os holandeses, seu nome permaneça em um certo esquecimento difícil de acreditar, posto a qualidade da artista em questão.
Hoje este espaço presta a homenagem a uma das grandes artistas do século XX com o que é, provavelmente, sua gravação mais famosa: a 2ª sinfonia do Mahler, com regência de Bernard Haitink.
Existem outras gravações de Aafje Heynis, várias delas praticamente inacessíveis para o público não-holandês. As que eu consegui, conjuntamente com outros colaboradores do blog, serão disponibilizadas aqui: Vários trechos das obras sacras das quais esta participou, lieders, e até um registro operístico (creio que o único) dela interpretando Orfeo, de Gluck.



Como trabalho de redescoberta, seguem vários links com informações sobre ela:

Dutch Divas
Aafje Heynis at Bach-Cantatas
Wikipedia

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Symphony No. 2 In C Minor "Resurrection"

Aafje Heynis - contralto
Elly Ameling - soprano
Bernard Haitink - Conductor / Netherlands Radio Chorus / Royal Concertgebouw Orchestra
Composer : Gustav Mahler 1860-1911
Recording date : May 1968
Recording location : Amsterdam

I. Allegro Maestoso
Ii.Andante Moderato. Sehrgem Chlich
Iii. In Ruhig Flie Ender Bewegung
Iv. Urlicht (Sehr Feierlich Aber Schlicht)
V. Im Tempo Des Scherzos. Wild Herausfahrend
V. Maestoso. Sehr Zur Ckhaltend
V. Sehr Langsam Und Gedehnt
V. Langsam. Miesterioso
V. Etwas Bewegter

DOWNLOAD MEGA

Facebook Mais uma do Falsário